Putin deu uma "bofetada na cara" a Leão XIV - Arcebispo Gänswein
Numa entrevista ao Herder Korrespondenz, em janeiro, o Arcebispo Gänswein revelou que, pouco depois da sua eleição em maio, o Papa Leão XIV ofereceu-se para mediar o conflito entre a Ucrânia e a Rússia.
Enquanto a Ucrânia aceitou a proposta, a Rússia rejeitou-a. "Com isso, a porta para negociações de paz sob a mediação do Vaticano foi, por enquanto, fechada - uma bofetada na cara do Papa e do Vaticano", disse ele, acrescentando que, consequentemente, uma visita papal à Ucrânia parece atualmente pouco viável.
Os recentes desenvolvimentos sugerem que as esperanças de um cessar-fogo estão a desvanecer-se: "As últimas semanas mostraram claramente que os combates se intensificaram. Um cessar-fogo parece ser uma perspetiva cada vez mais distante. Há uma óbvia falta de vontade séria de paz por parte da Rússia".
O Arcebispo Gänswein acrescentou que as pessoas nos Estados Bálticos receiam que a Rússia possa atacar e interrogam-se sobre se a União Europeia e a NATO os defenderão verdadeiramente. Estes receios, disse, reavivam memórias dolorosas de décadas de opressão soviética.
Acrescentou que, embora a diplomacia do Vaticano queira promover a paz, a sua influência pode parecer limitada em termos políticos reais.
Imagem: Georg Gänswein © Mazur/cbcew.org.uk, CC BY-NC-ND, Tradução de IA