Leão XIV nomeia outro bispo Amoris Laetitia
Antecedentes biográficos
Monsenhor Alberto Castillo nasceu a 29 de setembro de 1969 em La Guaira e foi ordenado sacerdote na Diocese de La Guaira a 15 de agosto de 1995.
Os seus cargos de liderança na Diocese de La Guaira incluíram o de Vigário para os Assuntos Pastorais (2012-2024), Administrador Diocesano durante a vacatura (2024-março 2025), e depois Vigário Geral a partir de março de 2025.
Não há registo público de Monsenhor Castillo ter tomado posições políticas a favor ou contra o governo venezuelano, a oposição ou os Estados Unidos.
Elemento polémico
Um dos aspectos mais significativos do seu ministério tem sido o seu papel central na elaboração e implementação do Plano Pastoral Diocesano, Pregar o Evangelho Juntos (2023-2032).
O plano foi promulgado pelo Bispo de La Guaira em dezembro de 2022. Nessa altura, Monsenhor Castillo desempenhava o cargo de Vigário para os Assuntos Pastorais. Nessa função, desempenhou um papel fundamental de coordenação e formação na elaboração e implementação do plano, conforme relatado pela ReligionDigital a 2 de outubro de 2023.
Supervisionou o processo de planeamento pastoral, organizou consultas diocesanas e ajudou a estruturar a metodologia através da qual o clero e os leigos se envolveram com o plano a todos os níveis da vida diocesana.
A passagem mais preocupante do plano afirma: "Formação para padres e agentes pastorais para que possam discernir e acompanhar situações em que pessoas divorciadas e recasadas, cujo casamento anterior é válido, possam receber os sacramentos de acordo com as diretrizes da Amoris Laetitia."
Tradução de IA