pt.news

Leão XIV nomeia bispo coadjutor brasileiro: "O Sínodo de Francisco é uma verdadeira bênção"

O Papa Leão XIV nomeou o Pe. Milton Zonta, S.D.S., como bispo coadjutor da diocese de Criciúma, no Brasil.

Nascido a 2 de junho de 1960 em Videira, Santa Catarina, entrou para os Salvatorianos e foi ordenado sacerdote a 17 de janeiro de 1987.

Viveu em Roma por 18 anos, dos quais 12 anos (2012-2024) como Superior Geral dos Salvatorianos. Depois de dois mandatos consecutivos, voltou a viver na sua diocese natal de Videira, Brasil, em 2024.

Durante as suas aparições públicas, normalmente usa roupas civis.

Na sua primeira mensagem após a sua nomeação, Monsenhor Zonta expressou o seu desejo de um "espírito sinodal". Manifestou o seu apoio a "uma Igreja acolhedora e missionária" e aos "caminhos da sinodalidade".

O novo bispo encontrou-se uma vez com o Cardeal Prevost

Após a eleição do Papa Leão XIV, o Padre Zonta descreveu o momento como "histórico" e um sinal de unidade para a Igreja.

Recordou o encontro com o futuro Papa durante o seu tempo de Prefeito da Congregação dos Bispos, descrevendo-o como humilde, acolhedor e um homem de paz que escuta atentamente.

"Aprender o novo caminho que Francisco está a propor"

Em fevereiro de 2024, publicou uma mensagem vídeo em que comentava o Sínodo do Papa Francisco sobre a sinodalidade (abaixo):

"Penso que estamos a viver um tempo de graça e de bênção para a Igreja.

O sínodo que se está a desenvolver no mundo, a acontecer em todas as comunidades - toda a Igreja neste caminho sinodal - é verdadeiramente uma bênção.

É um tempo do Espírito porque creio que o Sínodo encarna verdadeiramente um aspeto-chave do Vaticano II: a eclesiologia, ou o caminhar juntos como Povo de Deus.

Para mim, o Sínodo é uma bênção para o nosso tempo, e devemos acolhê-lo com alegria e abraçar este processo de todo o coração".


Monsenhor Zonta utilizou as conhecidas palavras de ordem "caminhar juntos", "ouvirmo-nos uns aos outros" e "aprender este novo caminho que a Igreja nos propõe".

Concluiu com mais do mesmo: "Estamos verdadeiramente a viver um tempo de graça e de bênção, e devemos acolhê-lo com alegria e gratidão".

Imagem: Pressefoto Salvatorianer, Tradução de IA

03:31
106