19:30
Nuno Alvares
82
Um “santo” que não tenha tido que enfrentar obstáculos terríveis, não foi santo O santo é um herói, é um atleta de Nosso Senhor Jesus Cristo. E por isso se diz que a definição de santidade é: virtude …Mais
Um “santo” que não tenha tido que enfrentar obstáculos terríveis, não foi santo
O santo é um herói, é um atleta de Nosso Senhor Jesus Cristo. E por isso se diz que a definição de santidade é: virtude heroica. Tenho a impressão de que vale pena para alguns de nós, que são aí os mais moços e que não têm tanto o hábito de analisar fisionomias, analisá-las baseados nessa ideia: ninguém chega à santidade sem ter passado pelas provas mais duras porque aqueles a quem ama, Deus os faz sofrer. E, de outro lado, ninguém pratica integralmente a virtude sem ter encontrado em seu caminho as piores inimizades. E às vezes essas inimizades são entre os mais íntimos. É numa Ordem religiosa, entre os irmãos de hábito; é numa família, entre os mais próximos; é num país, entre os conacionais, etc., se encontram as piores inimizades. É preciso, portanto, ter arrostado as lutas mais duras. Porque o cumprimento do dever impõe, apresenta esses obstáculos. E quem não enfrenta esses obstáculos não tem santidade, não vale nada. Esse é o princípio.
Em "Santo do Dia" de sábado (21-5-1983), dedicado especialmente aos mais jovens da TFP, Dr. Plinio Corrêa de Oliveira analisa diversas fotografias de Santo(a)s, bem-aventurados e pessoas de eminente virtude, cujo processo de canonização está em andamento. Na presente postagem, destacamos os comentários que ele fez sobre o secretário de São Pio X, o Cardeal Rafael Merry del Val y Zulueta [* 10-10-1865, Londres + 26-2-1930, Vaticano].
Para a transcrição do presente, bem como outros comentários do Prof. Plinio sobre o "Cirineu de São Pio X", clique aqui.