25:13
A única coisa elogiável que eu encontrei em minha vida é a Igreja Católica! - Santo Odilon de Cluny (1) Santo Odilon (961-1049) era o modelo do padre. Os srs. procurem ver se isto é a ideia que os …Mais
A única coisa elogiável que eu encontrei em minha vida é a Igreja Católica! - Santo Odilon de Cluny (1)
Santo Odilon (961-1049) era o modelo do padre. Os srs. procurem ver se isto é a ideia que os srs. têm do padre-tipo... Eu quero retificar esta ideia, para os srs. entenderem bem o que é um padre segundo o espírito da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana. É um elogio do sacerdócio mais do que um elogio de Santo Odilon. E é mais do que um elogio do sacerdócio, é o elogio da Igreja Católica que eu estou empreendendo e que, com a graça de Nossa Senhora, eu não cessarei de elogiar até o fim dos meus dias! Porque é a única coisa elogiável que eu encontrei em minha vida é a Igreja Católica! Todas as outras coisas só são elogiáveis em função da Igreja, e na medida em que participam dEla. De maneira que o que estou fazendo é o elogio da Igreja. Assim é um padre, assim é a Igreja que acalenta esse ideal sacerdotal. Assim, e super assim, deverão ser os padres no Reino de Maria. (...) Os senhores veem o que é um sacerdote segundo o ideal constantiniano da Igreja, segundo o ideal verdadeiro da Igreja! E como nós devemos venerar o estado sacerdotal e o verdadeiro ideal sacerdotal!
Para ler a transcrição deste Santo do Dia (de 23-9-1972), o qual é o início de uma série de comentários de Dr. Plinio Corrêa de Oliveira a respeito da "alma" do Mosteiro de Cluny, o qual, por sua vez, foi a "alma da Idade Média", segundo suas palavras, clique aqui.